Você pode até nunca ter assistido a um filme dele ou até mesmo não conhecer o seu rosto, mas com certeza já ouviu falar de Jet Li, ator chinês nascido em Pequim em 26 de Abril de 1963 (portanto, hoje com quase 45 anos), cujo verdadeiro nome é Li Lianjie.
Jet Li iniciou sua vida no Kung Fu aos 8 anos de idade (quando sua mãe o enviou para a academia Wushu), e hoje é especializado em filmes de artes marciais.
Entre 1974 e 1979 ganhou 5 vezes o título de campeão nacional de artes marciais, o que fez a República Popular da China nomeá-lo Tesouro Nacional (eita!).
Ele iniciou sua carreira no Amateur Sports School, um grupo de atletas organizados para realizar performances durante os Campeonatos Nacionais Chineses. Como membro do time, recebeu treinamento intensivo e conquistou 15 medalhas de ouro e uma medalha de prata nos campeonatos chineses de Wushu. Todas as suas medalhas de ouro pela modalidade mãos livres foram conquistadas com uma forma denominada fanzi yingzhuaquan (翻子鷹爪拳, garra de águia Fanziquan).
Numa viagem para os EUA, o então presidente, Richard Nixon ficou fascinado com a performance do menino-prodígio e perguntou se ele gostaria de ser seu guarda-costas quando crescesse. "Sem pensar, disse que quando crescesse queria proteger 1 bilhão de chineses, e não ele", disse o ator em entrevista a um programa na TV chinesa.
1979, iniciou sua carreira cinematográfica com o diretor Chang Hsin Yen em "Shaolin Temple". Depois disso, participou de diversos filmes, entre eles "Era uma vez na China 1, 2, 3 e 6", "O Beijo do Dragão" e "The Forbidden Kingdom"
(O próximo post, vou listar todos os filmes dos quais o Jet Li participou. Serão dicas ótimas para muitos finais de semana à varar).
Jet Li é budista há uns 8 anos, casou-se duas vezes e teve quatro filhos. Hoje, dentro de seu site oficial, ele tem um blog que atualiza pessoalmente (ao menos é o que diz a lenda...). Se quiser visitar, entre em http://www.alivenotdead.com/jetli/blog.html, mas detalhe, são posts em chinês, inglês e coreano/japonês/ou-sei-lá-que-idioma-oriental.
As referências para este post foram: Folha Ilustrada, The Official Jet Li WebSite, Wikipedia, José Valter.
Até mais!
31 de mar. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário