9 de abr. de 2008

Benefícios da prática

O título deste post seria, inicialmente, "Por que treinar Kung Fu?", mas após ler e refletir sobre o assunto, cheguei à conclusão de que "POR QUE treinar" é algo muito pessoal, muito próprio de cada um e dos seus objetivos. Há quem treine por gosto por lutas, por apreciar a cultura oriental, por ter assistido a filmes e gostado, por desejar uma melhor condição física, por procurar desenvolver um raciocínio mais rápido, para contar para os amigos, enfim, diversos motivos, diversos "porques". Por isso eu decidi falar sobre alguns dos benefícios que a prática e o treino de Kung Fu trazem aos seus seguidores.

Primeiro, é preciso traçar um objetivo. Ninguém é motivado a fazer nada sem que haja uma meta e ela é, como eu falei sobre os "porque"s acima, estritamente pessoal. A importância de um objetivo pode ser descrita com a seguinte frase:
"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde vai."




A prática das martes marciais proporciona ao seu discípulo uma série de benefícios físicos e psicológicos. Para tanto, são necessárias dedicação, força de vontade e muita disciplina para se possa superar as provações e os desafios que o Kung Fu traz.

No âmbito físico, podem ser notados: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência, flexibilidade, ritmo, conhecimento dos limites do próprio corpo, agilidade, reflexo, controle de aumento e diminuição do peso, etc...

No âmbito psicológico e emocional, proporciona: maior segurança, tranquilidade, auto-controle, desenvolvimento do raciocínio, reflexo (sim, aqui também), maior atenção e concentração, diminuição da tensão e do stress, maior satisfação consigo próprio, etc...

Mas é importante que todas essas mudanças físicas e comportamentais sejam levadas treino à fora. À vida. Ao cotidiano. O Kung fu apresenta um estilo de viver, uma nova maneira de ver as situações rotineiras, analisá-las e participar delas. A partir do seu forte aspecto disciplinar, a prática da arte marcial favorece e desenvolve o amadurecimento do praticante enquanto membro da sociedade.



As referências para este post foram: AO Wushu, Shaolin Chan, TSKF, Kung Fu 2000 e Cebinet.

Até mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o seu blog, susie. Embora eu não pratique nada, sempre tive vontade e uma leitura do assunto é sempre boa.
"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde vai." Isso eu achei fantástico!! :)

Anônimo disse...

Olá!
Obrigada por ter visitado e gostado do blog!
Não é preciso praticar para gostar. Ler, ver e ouvir são suficientes para nos fazer gostar de Kung Fu, não é?
Mas se tiver vontade de praticar um dia, faça-o, garanto que não vai se arrepender.
A frase é ótima, né? Adorei também!
Volte sempre para ver as novidades!
Bjs,
Susie

Anônimo disse...

Ops, você disse que tem vontade, *rss "pulei" essa parte. Corrigindo: então quando tiver a oportunidade, treine, você não vai se arrepender. Não precisa começar em lugares super master famosos e caros. Uma academia de bairro com um bom professor pode ser suficiente!