20 de fev. de 2008

Wu Shu?

Pesquisando sobre a história do Kung Fu para fazer dela o tema do primeiro post, encontrei algo que despertou minha curiosidade: Kung Fu, na verdade, chama-se Wu Shu.
Viajei? Eu explico: A expressão "Kung Fu" vem do dialeto de Cantão, sul da China, e significa, dentre outras coisas, "trabalho duro, árduo", "habilidade", etc...
Fora de Cantão, esse termo não era muito conhecido. Porém, esta região é litorânea e sempre teve fácil acesso ao mar. Portanto, na antiga China, procurando melhores condições de vida, o povo de Cantão migrava com freqüência para a Europa e os outros continentes.
Nessa migração, eles tinham seus trabalhos, suas vidas, mas nunca deixaram de se dedicar à arte que aprenderam na sua terra natal. E quando as pessoas perguntavam o que era aquela luta tão diferente e que os fazia ganhar brigas com homens maiores e mais fortes, eles não conseguiam explicar direito, por falta de vocabulário estrangeiro e resumiam: "É Kung Fu!" querendo dizer que é uma luta que necessita muita dedicação, trabalho e disciplina.
As pessoas passaram a achar, então, que o nome da luta era Kung Fu. E assim se disseminou esta arte que foi tão importante na história da China e conquistou muita gente no resto do Oriente e todo Ocidente.
Wu Shu, significa então, em Mandarim (idioma oficial da China desde Mao Tze Tung), "arte marcial". E é como eles chamam o que nós, aqui no ocidente, chamamos de Kung Fu.

Espero que tenham gostado. Caso eu encontre mais novidades sobre o assunto, publico aqui também!

Aliás, a história do Kung Fu fica para outro post. ;-)

Ah, minhas referências para este primeiro texto foi: http://www.chinaonline.com.br e http://www.fckf.hpg.ig.com.br

Um beijo e até mais!

Nenhum comentário: